Imagem Logo Projeto de Pesquisa - CNPq/FURG/ETESI

Notícia - Projeto de Pesquisa - CNPq/FURG/ETESI

Projeto de Monitoramento da Criação de Frangos de Corte, pela tecnologia RFID (Radio Frequency Identification)

Viabilizado através do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientí­fico e Tecnológico - CNPq e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, este projeto está sendo executado pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, em parceria com a Escola Técnica Estadual Santa Isabel - ETESI, e terá duração de 12 meses, de 01/01/2013 à  31/12/2013.

O trabalho é coordenado pela equipe da FURG, Instituição Executora, composta por pesquisadores/professores das áreas da Engenharia da Computação e contam com a participação de alunos bolsistas do curso da Engenharia.

O professor Gilberto Barwaldt, professor do Curso Técnico em Agropecuária, responsável pela base curricular de Avicultura e pela coordenação do projeto na ETESI, juntamente com dois alunos bolsistas, são responsáveis pelo projeto na Escola Técnica Santa Isabel.

O projeto de pesquisa visa pesquisar aves de corte e observar com que frequência o pinto/frango, vai ao comedouro durante o período de 24 horas, a partir dos 15 dias de idade até a idade de abate, o que seria ao redor dos 45 dias de idade.

O objetivo é constatar se é necessário deixar os pintos/frangos com iluminação durante toda a noite ou somente parte dela, em todas as fases da criação. Dependendo da frequência com que eles se alimentam, (de quanto em quanto tempo eles se deslocam para se alimentarem) o produtor poderia deixar o lote com menos horas de luz, durante a noite e com isso reduziria os seus custos com a criação.

Para fazer estas observações, os alunos da Engenharia instalarão no galpão, da criação de frangos na ETESI, equipamentos de rádio frequência, conectado a um PC, que irão fazer estes registros automaticamente.

O acompanhamento destes registros de campo, gravados diariamente, pelo equipamento, fica sob a responsabilidade dos alunos bolsistas da ETESI e do professor Gilberto.

No final da criação de três lotes consecutivos os participantes envolvidos no projeto, devem obter os dados necessários, para fazerem a publicação de um artigo, para divulgação em eventos.

Imagem Projeto de Pesquisa - CNPq/FURG/ETESI

Busca

Últimas Notícias